quinta-feira

Teste de Rorschach


Atenção:

- O que você vê nesta imagem?
- Uma borboleta. [risos]
- Do que está rindo?
- Eu sempre achei que a resposta certa fosse borboleta, acertei?
- Não há certo e errado neste teste, Felipe. Apenas diga o que você vê.
- Ah tá!
- O que você vê nesta imagem?
- O Senhor já viu anime? Desenho japonês?
- Você vê um desenho japonês?
- Mais ou menos. Tem um desenho japonês que tem um carro, um carro de guerra, com metralhadoras, e um canhão, tipo um tanque.
- Você vê um carro de guerra?
- Não, não é de guerra! É duma equipe tipo o Green Peace, que defende os animais. Usam o carro pra defender a natureza contra bandidos, caçadores, esse tipo de coisa.
- Humm, um carro de defesa, então?
- Não, o senhor quer me deixar falar, ou vai ficar adivinhando o que eu vejo?
- Pode falar, mas seja breve, é o objetivo do teste é que você fale a primeira coisa que vem a sua mente.
- Ahh sim, pois então a primeira coisa que veio a minha mente foi isso. Este desenho japonês, que tem um grupo que usa um carro equipado com armamentos para defender a natureza. Em um dos episódios, eles travam uma batalha pra salvar uma sequoia gigante, não sei bem onde era isso.
- A imagem lembra a você uma sequoia gigante?
- Não! Posso continuar?
- Sim, pois não.
- Então, nesta sequoia havia uma espécie de macaco que morava lá. Achei meio estranho porque nunca havia visto macacos e sequoias relacionados antes. Deve ser o paraíso dos macacos, não é? Uma árvore gigante, cheia de galhos, até as nuvens... se bem que não tem muito alimento... ahh, mas haviam os Ewoks que habitavam árvores gigantes como sequoias... sei lá pode ser...
- Um macaco?
- Não, não! Desculpe, me perdi um pouco. A questão é: este macaco que morava na sequoia gigante que o grupo do Green Peace japonês estava defendendo com seu carro de guerra, o tal macaco, se alimentava dum animalzinho que parecia um inseto, mas era grande, tinha seis patas e tudo, mas no desenho deu a entender que era um pequeno mamífero, uma espécie rara, tipo um ornitorrinco das árvores...
- A imagem lembra um ornitorrinco?
- Não era um ornitorrinco! Digo que ‘parecia’ porque era uma mistura de animais, um animal exótico, diferente de todo o resto, uma mistura, sei lá.
- Lembra esse animal?
- O que?
- A imagem, Felipe, a imagem! Lembra um animal exótico?
- Não na verdade não. Foi só que, ao ver a imagem, lembrei do desenho, e que nunca fiquei sabendo que animal era aquele... acho que nem existe de verdade, por que era desenho, não é? O que o senhor acha?